11 de novembro de 2010

Top 10 Filmes de Grupos (por Vinício Oliveira)

Bom, primeiro vamos definir o que é um "filme de grupo" já que essa é uma definição muito particular: para mim é todo aquele em que os protagonistas são um grupo de amigos que se unem sob um ideal comum, seja salvar alguém, ir a algum local importante ou apenas farrear. Esse é aquele tipo de filme que se assiste com amigos e todos se identificam com um personagem, é do tipo que fica na memória.

10 -Os Sete Samurais (Seven Samurai, 1954)
Ainda que seja uma descoberta recente para mim eu não posso negar a excelência dessa história que é o berço de todos os filmes de grupo. Sete Samurais unidos contra quarenta bandidos é desculpa para qualquer pessoa grudar nesse filme.

9 - O Âncora (Anchorman, 2004)
Essa comédia despretensiosa de Will Ferrel (em seu melhor papel) é uma das minhas comédias favoritas de todos os tempos. Não tem como não rir do ínicio ao fim e a equipe do Channel 4 News Team é tão especial que gravou um clipe musical para a trilha sonora do filme com o clássico "Afternoon Delight".

8 - Watchmen (Watchmen, 2009)
Watchmen consegue transformar caricaturas em personagens de carne e osso. Estabelecendo personagens com motivações simples porém complexos o suficientes para suportar o peso da história. A obra de Zack Snyder é poderosa e torna fácil se identificar com um dos super-heróis extremamente humanos da história.

7 - Os Goonies (The Goonies, 1985)
Mais um clássico da Sessão da Tarde que todos lembram. Quem mais poderia ir atrás do tesouro de Willie, O Caolho, senão os destemidos Goonies? E além do mais um grupo que tem o Slot como integrante não pode ficar de fora.

6 - Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya, 1988)
Sim, eu sei. É um desenho e não um filme, mas no auge da febre dos Cavaleiros do Zodíaco foram lançados alguns filmes e eu me lembro que pelo menos um deles chegou ao cinema com status de grande lançamento. E, além do mais, Cavaleiros do Zodíaco tem qualidade e envelhece bem, não é algo que você se envergonha de ter curtido (tipo Power Rangers que, por sinal, eu não gostava). Cavaleiros do Zodíaco é o ápice da história de grupo e empatia com seu público, todo mundo que assistia tinha o seu preferido e queria ser um deles.

5 - Onze Homens e Um Segredo (Ocean's Eleven, 2001)
O grupo mais elegante de todos os integrantes da lista. Steven Soderbergh pegou um filme canastrão e mediano do Rat Pack e transformou em um que tem tudo de grandioso e ainda sim parece despretensioso. De fato, como o próprio golpe aplicado pela equipe de Daniel Ocean (George Clooney).

4 - Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters, 1984)
Egon, Ray, Peter e Winston são quem você chama quando os fantasmas aparecem. Com a adição de Sygourney Weaver e Rick Moranis, ninguém mais segura o grupo.

3 - O Senhor dos Anéis (Lord of the rings, 2001, 2002, 2003)
O supra-sumo dos "filmes de grupo", O Senhor dos Anéis tem praticamente toda a sua história baseada em um grupo de amigos com uma missão impossível, mas que tem na amizade que nutrem um pelo outro, a sua maior arma .

2 - Conta Comigo (Stand By Me, 1986)
Conta Comigo tem aquela clássica qualidade de se tornar especial para as pessoas que o assistem. Apesar de não passar na TV há anos, todo mundo lembra da história dos meninos que decidem encontrar o corpo de um garoto que foi atropelado pelo trem e acabam descobrindo a si mesmos. Uma das poucas histórias sensíveis de Stephen King (junto a Um Sonho de Liberdade) que ficou ainda melhor no cinema.

1 - Fandango (1985)
Não apenas o meu filme favorito, com o meu ator favorito, Fandango é quem nomeou o meu próprio grupo de amigos e também meu blog. "Os Groovers" são a melhor parte de um filme que é fenomenal. Toda vez que assisto Fandango, acabo descobrindo uma nova lição ou uma nova camada nesse filme ótimo. Para ser visto apenas como a última aventura de um grupo de amigos ou como o rito final de passagem da adolescência para a vida adulta, de qualquer maneira, é uma obra única. A tagline do filme explica exatamente essa ideia: "Há uma fase de amadurecimento entre a infância e a fase adulta, na maioria das espécies ela se dá ainda no primeiro ano de vida, no ser humano, logo após a faculdade."

Postado originalmente em The Groovers, por Vinício Oliveira.

3 comentários:

Hanns Schults disse...

Como sempre em qualquer TOP 10 está lá o mestre Stephen King!

João Colombo disse...

Hanns, com isso podemos fazer um Top 10 filmes do Stephen King e o Top 10 SEM Stephen King. Que acha?

Marcus disse...

Cara... eu acho q o 11 Homens e 1 Segredo, com o Sinatra é melhor... parece q tem mais introsamento.

Mais Lidos do blog