27 de janeiro de 2011

TOP 10 FILMES SOBRE DROGAS

"Drogas"! Sempre um assunto polêmico. Algo que destrói o ser humano, famílias, amizades a sociedade... legalizar e controlar ou educar e combater... Enquanto a sociedade global não se resolve, o assunto segue influenciando muitos roteiros para o Cinema... sejam dramas, ações, aventuras e comédias... Confira a nossa lista dos dez melhores filmes sobre drogas:

10) PROFISSÃO DE RISCO (Blow, 2001)
George Jung (Johnny Depp) é o filho de um pequeno empresário falido. Sua família não consegue sustentá-lo e ele sai de casa para morar na California. Lá, conhece o mundo das drogas e resolve ganhar dinheiro vendendo-as. Assim, torna-se um dos primeiros traficantes de drogas nos Estados Unidos e vê seu "empreendimento" crescer vertiginosamente. Ele vai parar na Colômbia, onde ajuda o tráfico de cocaína para Meddelin, enfrenta prisões e estratégias criminosas. Só ganha uma nova razão para viver quando tem uma filha com Mirtha (Penelope Cruz).


9) DIÁRIO DE UM ADOLESCENTE (The Basketball Diaries, 1995)
Adaptação do livro de Jim Carrol, o filme conta sua adolescência problemática. Leonardo DiCaprio está no papel de Jim, um garoto que joga basquete no time da escola, arruma bagunça nas ruas com os amigos e tem suas primeiras experiências com drogas. Ele se vicia e aos poucos seu mundo vai desabando: desmaia durante um jogo, rouba, é expulso de casa pela mãe, se prostitui. Só lhe resta sua poesia, até que um ex-viciado (Ernie Hudson) o ajuda a se recuperar e retomar sua vida.


8) MEDO E DELÍRIO (Fear and Loathing in Las Vegas, 1998)
Enviado para Las Vegas para cobrir o Mint 400, uma corrida de motos no deserto, o jornalista Dr. Thompson (Johnny Depp) e seu advogado (Benicio Del Toro) se encontram numa cidade onde somente drogas poderosas podem fazer com que as coisas sejam ligeiramente normais.


7) BOOGIE NIGHTS (1997)
No final dos anos 70, o jovem Eric Adams (Mark Wahlberg) é descoberto pelo diretor de cinema pornô Jack Horner (Reynolds). Da noite para o dia o garoto vira um astro do gênero e passa a fazer parte de uma verdadeira "família" que existe em torno da produção dos filmes de Jack Horner. Apesar do constante clima de festa, com drogas e música disco, eles também têm seus dramas, como o da atriz veterana Amber Waves (Julianne Moore) que não consegue a guarda de seu filho na justiça, e do próprio diretor, que sonha em fazer arte mas percebe a mediocridade de seu trabalho. O filme acompanha a "ascensão e queda" dessas figuras e o mundo turbulento em que vivem, com humor sarcástico, personagens humanos e complexos.


6) MEU NOME NÃO É JOHNNY (2008)
João Guilherme Estrella (Selton Mello) nasceu em uma família de classe média do Rio de Janeiro. Filho de um diretor do extinto Banco Nacional, ele cresceu no Jardim Botânico e frequentou os melhores colégios, tendo amigos entre as famílias mais influentes da cidade. Carismático e popular, João viveu intensamente os anos 80 e 90. Neste período ele conheceu o universo das drogas, mesmo sem jamais pisar numa favela. Logo tornou-se o maior vendedor de drogas do Rio de Janeiro, sendo preso em 1995. A partir de então passou a frenquentar o cotidiano do sistema carcerário brasileiro.


5) OPERAÇÃO FRANÇA (The French Connection, 1971)
Em Marselha, França, um assassino profissional mata um detetive francês. Paralelamente em Nova York um detetive da polícia e seu parceiro investigam discretamente um pequeno comerciante, que está tendo gastos muito acima da sua renda. Cada vez existem mais indícios que grande parte da renda do investigado é ganha ilegalmente. As investigações acabam chegando à descoberta de que um grande carregamento de droga está para chegar ao EUA. Os dois agentes, Popeye Doyle e Buddy Russo, recebem ordens para trabalhar com os federais Mulderig e Klein. Eles ficam sabendo que o cérebro da operação criminosa esconde 60 quilos de heroína no carro de luxo de um astro de cinema. Entretanto, Doyle e Mulderig têm desavenças, pois uma vez os instintos de Doyle falharam, o que provocou a morte do parceiro. O embate entre os marginais e os agentes da lei, e entre os próprios policiais torna tudo um grande jogo de gato e rato.


4) TRAFFIC (2000)
O submundo das drogas é retratado em três histórias conectadas: Empenhado em acabar com as drogas no país, o juiz da Suprema Corte, Robert Wakefield, descobre que sua filha é viciada em cocaína. Enquanto os agentes Montel Gordon e Ruy Castro interrogam a esposa de um traficante preso, Helena Ayala. No México, um policial honesto descobre que seu chefe não é tão contra as drogas quanto parecia.


3) SCARFACE (1983)
Al Pacino tem uma atuação inesquecível como Tony Montana, um dos mais cruéis gângsteres já descritos pelo cinema. "Scarface", inspirado no clássico de 1932 de mesmo título, retrata a violenta carreira de um refugiado cubano que abre seu caminho a bala até o topo do império da cocaína em Miami, explorando o poder sórdido da droga nos Estados Unidos.


2) TRAINSPOTTING (1996)
O diretor de Cova Rasa baseia-se no livro famoso de Irvine Welsh sobre um grupo de escoceses viciados em drogas. Renton, Spud, Sick Boy, Tommy e Begbie são cinco garotões que vivem num bairro classe média de Edimburgo, mergulhados nas drogas para fugir do cotidiano medíocre. O protagonista é Renton (Ewan McGregor) que tenta se livrar da heroína, mas acaba voltando às drogas por causa dos companheiros. Sem moralismo e falsas mensagens, o filme acompanha a rotina alucinante dos garotos e traça um retrato da geração desesperançada dos anos 90.


1) RÉQUIEM PARA UM SONHO (Requiem for a Dream, 2000)
Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos. Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente Harry penhore a televisão de sua mãe (Ellen Burstyn), para conseguir dinheiro. Já Sara, mãe de Harry, é viciada em assistir programas de TV. Até que um dia recebe um convite para participar do seu show favorito, o "Tappy Tibbons Show", que é transmitido para todo o país. Para poder vestir seu vestido predileto, Sara começa a tomar pílulas de emagrecimento, receitadas por seu médico. Só que, aos poucos, Sara começa a tomar cada vez mais pílulas até se tornar uma viciada no mundo das drogas.

O que você achou dessa seleção? Comente!

10 comentários:

NAHH disse...

adorei esse post..
tb pudera tem filmes do johnny depp..
parabéns
vou virar tuaseguidora
da uma olhadinha no meu?
é sobre johnny depp

http://johnnydeppnahh.blogspot.com/

bjus

Anônimo disse...

Filmes de drogas não é um dos melhores generos que tem, eu sou selecionador e gosto de psicopatas, musicais e terror, mas destes selecionados, prefiro "meu nome não é Jhonny", incrivelmente produção brasileira, gostei muito.

Rainer Alves disse...

Nahh, concordo que o Johnny Depp é um ótimo ator. Muito versátil e talentoso... resolvemos colocar dois filmes com ele no nosso Top 10 dessa semana.
Obrigado por nos seguir e por divulgar o Blog :-)

Marcelo, realmente "Meu Nome Não é Johnny" é um ótimo filme brasileiro. Apesar desse não ser o seu gênero favorito, recomendo "Requiém para um Sonho".. vale a pena!

Hanns Schults disse...

Não exatamente sobre drogas, Bicho de sete cabeças é um ótimo exemplo de como um coisa simples e ás vezes barata, a droga, pode abalar a estrutura de famílias! Realmente esse TOP 10 é diferente e vai gerar muita discussão ainda! LOL

Rainer Alves disse...

Hanns, cogitamos colocar "O Bicho de Sete Cabeças", mas achamos que ele se afastaria um pouco do tema. É um filme excelente e provavelmente estará em um Top 10 no futuro, talvez uma lista focada em problemas familiares.

Juliana Puccia disse...

Eu acho que Medo e Delírio em Las Vegas deveria ter pego o primeiríssimo lugar! ÊTA FILME DOIDO!

Rainer Alves disse...

Juliana, concordo plenamente... o filme é doido tanto no sentido de "bom" quando de "louco" mesmo hehe.
Foi difícil escolher a ordem, mas acredite.. essa lista tem filmes tão doidos quanto Medo e Delírio :-)

Unknown disse...

O melhor filme e que retrata com realidade nua e crua o mundo das drogas e suas consequencias é Christiane F- Prostituida e drogada, além é claro da trilnha sonora de David Bowie...

Unknown disse...

Christiane F- prostituida e drogada com certeza tinha que estar nessa lista. Requiem para um sonho é simplesmente maravilhoso, recomendo para quem ainda não assistiu.

Unknown disse...

Hanns Schults, voce viu o Bicho de sete cabeças e nao entendeu a lição! Assista denovo e preste atenção, mente fechada nao gira pra evolução! O filme retrata como o sistema manipula a mente de pessoas como voce, e rotula a imagem de quem fuma maconha. Tanto que no filme, o cara que foi internado pq diziam que ele era viciado, ficou "louco" por causa do tratamento dentro do manicomio, nao por causa da erva ;)

Mais Lidos do blog