3 de outubro de 2013

Top 10 frases de Star Wars

Mais do que um filme e muito mais do que um marco na história do cinema, a saga Star Wars, de George Lucas,  é um ícone da cultura pop mundial desde 1977. As principais influências da obra incluem o ideal de liberdade americano, a luta contra nazistas e soviéticos, a figura do Cowboy anti-herói, histórias de príncipes e princesas medievais e até complexo de édipo, mas, sobretudo, as filosofias e religiões orientais, como o taoismo e budismo, entre outros. Essas influências se revelam nas falas dos personagens, no figurino e nos cenários. Guerras nas Estrelas influenciou diversas gerações nas mais diversas áreas, gerando profundas discussões em cinema, estética, cultura e até mesmo na filosofia. Há quem siga, inclusive, a filosofia Jedi do filme como religião. Fora os exageros dos fanáticos, é comum ver no meio geek o uso rotineiro de frases do filme como bordões e ditados populares. Entre as mais memoráveis, separei 10 que para mim, são as mais significativas e de profunda significância para a consolidação da obra e de seus personagens.

10 - It's a trap! - Admiral Ackbar
"É uma cilada!" é o comentário óbvio do Almirante Ackbar quando toda a frota rebelde, prestes a entrar no campo de ataque à 2ª Estrela da Morte é surpreendida pela massiva emboscada imperial em "O Retorno de Jedi".


9 - Fear is the path to the dark side. Fear leads to anger. Anger leads to hate. Hate leads to suffering. - Yoda
"O medo é o caminho para o lado negro. Medo leva à raiva. Raiva leva ao ódio. Ódio leva ao sofrimento." é a explicação mais direta que o Mestre Yoda poderia transmitir aos Jedi, sobretudo em seu receio sobre o treinamento do pequeno Anakin Skywalker. Cheio de medo de perder as pessoas que ama, não teve jeito, Anakin cedeu ao lado sobrio e tornou-se o maior sith de todos os tempos, mas também o maior Jedi.


8 - That's when fun begins - Han Solo / Anakin Skywalker
"É quando a diversão começa..." No início do Episódio IV (de 1977), sendo perseguidos por um caça imperial, o imaturo Luke Skywalker está assustado e eis que Han Solo, com seu estilo cowboy despachado e superseguro de si, tranquiliza-o com esta pérola. A frase foi repetida no início do Episódio III (de 2005): Anakin e Obi Wan vão durante a batalha espacial sobre Coruscant resgatar o senador Palpatine, que fora sequestrado pelo General Grievous; quando o ataque droid cai fortemente sobre Anakin, ele mostra  mesma soberba e ressalta a frase, como homenagem e elo com os primeiros filmes da série.

7 - I find your lack of faith disturbing - Darth Vader
"Eu acho a sua falta de fé perturbadora" é a resposta de Darth Vader ao enfrentamento do almirante Motti, sufocando-o sem as mãos, apenas com uso da Força. Na reunião do alto escalão das forças imperiais na Estrela da Morte, Motti apenas teria dito que a crença de Vader em uma antiga religião não ajudou a encontrar os planos roubados pela rebelião ou descobrir a base rebelde... Aí o Vader magoa... sorte dele que o Governador Tarkin estava lá para controlar Vader.

6 - Twice the pride. Double the fall. - Darth Tyranus
Traduzido como "Quando maior o orgulho, maior a queda", esta sentença demonstra toda a sabedoria de Darth Tyranus / Conde Dooku que, mesmo tendo sido um exímio jedi durante a maior parte de sua vida, se entregou para o lado negro da força e ainda fazia questão de dar lição de moral no ascendente jedi Anakin Skywalker. Anakin, tem sede de vingança por Dooku ter amputado um braço e subestimar o jovem jedi fez Dooku perder a cabeça, literalmente.

5 - Wars not make one great. - Yoda
Luke Skywalker está menosprezando aquele ser verde e baixinho na sua frente dizendo que está em Dagooba em busca de um grande guerreiro... Yoda começa a revelar sua sabedoria a Skywalker ensinando-lhe que "...guerra não faz ninguém grande." - Durante o Império Contra-Ataca

4 - There is another Skywalker - Yoda
Aos 900 anos de idade Yoda percebe que seu corpo está fraco e decide retornar sua vida para a Força (morrer mesmo). Em seu último encontro com Luke, ele lhe revela que, além de ter que enfrentar Darth Vader para provar que é um jedi, "Existe outro Skywalker". Buscando por seus sentimentos, Luke descobre que a princesa Leia é, na verdade, sua irmã... por quem tinha um amor platônico - e, às vezes, até mais picante... (Safadinho esse George Lucas). - Durante o Episódio VI - Retorno de Jedi.

3- Do or do not. There is no try. - Yoda
Displicente, indisciplinado. Luke Skywalker não aceita com facilidade os ensinamentos no Mestre Yoda. Quando vê sua nave afundando no meio do pântano em Dagooba, Luke se desespera e Yoda diz que não há diferença entre erguer uma pedra ou uma nave, somente há diferença em sua cabeça... Luke acata com má vontade dizendo-lhe que irá tentar tirar a nave. O mestre por sua vez rebate com firmeza: "Faça ou não faça. Tentativa não há".

2- I am your father - Darth Vader
O duelo entre Darth Vader e Luke Skywalker é o ápice do melhor filme da saga - O Império Contra-Ataca. Durante a batalha, Vader tenta convencer Luke a se unir ao lado negro da Força... o ás em sua manga é revelar ao jovem Skywalker que ele é, na verdade, seu pai, Anakin Skywalker. Esta frase muda significativamente o drama da saga, até então colocada com a batalha entre o bem e o mal, entre rebeldes e o Império... agora há um conflito familiar. Seu pai, seu herói é também seu arquinimigo... foda!

1- May the Force be with you - Obi Wan
Apesar de a frase ter sido dita por muitos outros personagens depois, "Que a Força esteja com você" foi dita pela primeira vez pelo mestre jedi Obi Wan Kenobi, interpretado com maestria por Sir Alec Guinness. Em Episódio IV - Uma Nova Esperança. Quando decide se separar do grupo para liberar o escape deles da Estrela da Morte e, sozinho, enfrentar seu antigo aprendiz, Darth Vader, ele acalma Luke Skywalker no sentido de que tenha confiança em si e na Força, com toda a amorosidade de um mentor e protetor, sabendo que ali seria o adeus a um jovem que ele viu nascer e crescer. A frase é a mais importante e sintetiza o sentimento de todos que são fãs da saga e aqueles que entendem, filosoficamente, o que significa a Força, muito além dos filmes de George Lucas.

Faltou alguma? Que frases você incluiria??? Comente! Vamos aumentar essa lista!


Nenhum comentário:

Mais Lidos do blog