31 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA 2010!

Ahhh fim de ano... é sempre a mesma coisa, mas é sempre muito bom! Todo mundo parece mais amistoso, mais receptivo. O último dia do ano é para fazer faxina: limpar armário, jogar fora aqueles polígrafos velhos do colégio e da faculdade que você nunca nem consultou; passar adiante aquela camiseta cavada que você tem desde os 10 anos de idade e que nunca usou só porque ela é listrada de verde e roxo. Acima de tudo, é hora de fazer faxina dos nossos sentimentos. Esquecer aquelas pessoas que não nos amam e nos dedicar mais àquelas que nos demonstram carinho; repensar valores; botar na balança o que fizemos de bom e ruim para os outros e para nós mesmos; relembrar as nossas conquistas e as nossas derrotas; fazer planos e definir metas para os próximos anos; começando pelas atitudes de 2011. A vida é um jogo, você é mais uma peça no tabuleiro, se quer vencer, é bom estar preparado.

Após este sermão, quero relembrar alguns pontos importantes deste ano para nós. Apesar de pouco aclamados, o Cinema mundial teve ótimas produções. Tivemos obras que nos fazem pensar em como funciona a mente humana, em como funciona a sociedade e seus problemas de gestão, sobre as relações interpessoais através de mídias virtuais; aprendemos que "estar perto, não é físico"; tentamos aproveitar um pouco disso tudo.

É necessário salientar, sobretudo, o grande avanço no Cinema Nacional. Muito de nós, cinéfilos, ainda temos preconceitos com produções nacionais, mas o trabalho realizado nos últimos anos, com forte apoio dos grandes meios de comunicação e dos governos municipais, estaduais e federal, começa a dar frutos. Só este ano tivemos algumas da maiores produções nacionais e maiores bilheterias.

Chico Xavier e Nosso Lar movimentaram grande parte da população para o cinema, mas foi Tropa de Elite 2 o grande campeão do ano. Com ótimo roteiro, direção e atuações, Tropa 2 bateu a arrecadação de Avatar no Brasil e tornou-se a maior bilheteria da história do cinema nacional, com mais de 11 milhões de espectadores. O negócio agora é torcer para que 2011 seja tão bom quanto.

No blog, uma estratégia diferente de gestão nos faz superar a cada mês o número de acessos e participação. Até julho deste ano, quando conquistamos 30 acessos no mês, estávamos no anonitmato, com poucas críticas e pouquíssima colaboração. Hoje, fim de dezembro, já superamos 1400 acessos. Com forte divulgação e troca de experiências nas mídias sociais, descobrimos talentos e contamos com representantes, colaboradores, leitores e simpatizantes em todo Brasil. No exterior, em Portugal e nos Estados Unidos, encontramos leitores fiéis, que sempre nos consultam para saber dicas de filmes.

Se 2010 foi um ano bom, 2011 promete ser ainda melhor. Continuaremos publicando nossas críticas, dicas, Top 10 e divulgação de Estreias, com espaço aberto para qualquer um que queira escrever ou comentar. Termos, ainda no início do ano algumas novidades, mas é surpresa. Continue conosco!

Ótimas festas, uma ótima passagem de ano. Até o ano que vem!

Um forte abraço.

João Colombo
Editor do Cinema Sem Frescura.


2 comentários:

Anônimo disse...

O cinema brasileiro ainda tem muitos obstáculos pela frente, mas, sem dúvidas, esse ano foi muito significativo. Um novo nicho do mercado que se abriu com os filmes espiritualistas/religiosos e um belo filme policial tipicamente brasileiro que fez sucesso e ainda vai inspirar muita gente. Estamos amadurecendo.

Parabéns pelo blog e Feliz Ano Novo.
Abs

Anônimo disse...

Um feliz 2011 a meus queridos amigos que acessam e postam material nesta página que tem tudo para bombar neste novo ano!

Um forte abraço,
Diego "@Capitao" Mercado

Mais Lidos do blog