Confesso que fui muito resistente a ver o Livro de Eli. Imaginava que seria apenas mais um filme "pós-apocalipse", seguindo a linha de filmes como Eu Sou a Lenda, Mad Max e Exterminador do Futuro: A Salvação. O filme, entretanto, me surpreendeu. Ainda bem, pois esta é a proposta dele, surpreender. Novamente um filme com Denzel Washington (de O Colecionar de Ossos) como protagonista não tem erro. O que me agradou na obra foi a temática diferenciada, é o primeiro que aborda o poder da religião num futuro onde planeta foi quase totalmente destruído.
Denzel Washington é Eli, um andarilho neste mundo após a destruição do planeta (se por guerra ou efeitos climáticos, não se esclarece no filme). Eli é super-habilidoso com armas e em artes marciais e está atravessando o que era os Estados Unidos rumo ao Oeste. Ele está caminhando por todos os lados há 30 anos com um livro que lê todos os dias. Logo, se descobre tratar-se da Bíblia e que ele pretende levar a um lugar que esteja pronto para recebê-la, pois é o último exemplar - todos os outros teriam sido destruídos e queimados pela população sobrevivente do "apocalipse".
O ambiente do mundo criado pelos diretores Allen e Albert Hughes lembra muito Mad Max, tudo é muito deserto, sem água ou comida, (ao ponto de algumas pessoas virarem canibais). As roupas são as melhores, só trapos em um estilo meio punk, meio grunge.
Mila e Denzel, amizade e esperança. |
Quer saber o final? Assista o filme, é surpreendente. Vale a pena. A direção de arte é fantástica. Denzel te engana do início ao fim, Mila cativa e Gary, como vilão, é sensacional!
Um comentário:
Gostei muito desse filme, na época assisti no cinema esperando apenas bom filme de ação (como visto no trailer). Me surpreendi ao perceber que continha uma filosofia embutida ali, a criação de um mito, a jornada do herói, etc, etc… Além de uma reviravolta bem legal.
Obs’ Não sei se isso foi proposital mas se vc repara bem, o filme começa TOTALMENTE em tons monocromáticos (sépia) e discretamente vai “ganhando” cor no decorrer da história. Faça um teste: pegue a primeira cena de Eli na cabana e compare aos momentos finais dele atravessando a ponte de NY;
Achei uma sacada legal do diretor.
Bom post.
João Linno - mosaicultural.com
Postar um comentário