13 de julho de 2012

5 ANOS!

Cena de O Mentiroso (1997)
Parabéns para nós, nesta data tão querida para mim. Há exatos 5 anos, numa sexta-feira, 13 de julho, eu escrevia meu primeiro post neste blog, sem a certeza se o manteria, se conseguiria escrever com frequência, se teria aprovação dos leitores, ou melhor, se teria leitores. Hoje, já somamos mais de 300 postagens, mais de 1.000 filmes citados, mais de 5.000 acessos por mês, mais de 600 seguidores e outros 700 curtidores.

Tantas coisas aconteceram que pode ser injusto fazer uma retrospectiva e esquecer algum acontecimento importante, mas citarei aqui os mais marcantes. De 2007 até meados de 2010, eu raramente escrevia, por preguiça mesmo, tinha até vergonha de divulgar o blog, de tão tosco. No entanto, na Faculdade de Comunicação, três professores despertaram meu interesse novamente: Roger Bundt e Ana Paula Penkala (de Cinema) e Gilberto Consoni (que me deu ótima dicas para aprimorar o site). Fato é que, somente em junho de 2010, me senti impelido a fazer o que mais gosto na vida: falar de cinema. Foi neste momento que desenvolvi o Twitter do blog e comecei a divulgar o trabalho através das mídias sociais, sempre com a proposta de criar um espaço democrático, participativo.

Faça-se justiça, sempre salientarei que foi o interesse e apoio da Juliana Puccia que me incentivou a investir mais tempo no blog. De leitora, a Ju tornou-se a primeira colaboradora oficial, sempre com um posicionamento bem crítico sobre os aspectos técnicos e mais malucos dos filmes. Em seguida, ela nos apresentou o Diego Mercado, um cara que sabe absorver a essência de uma obra e transmiti-la integralmente. De repente, mais um leitor se sobressaía no Twitter, e o sr. Hanns Schultz tornou-se um colaborador necessário, pois faltava-nos uma percepção mais sensível quanto ao trabalho realizado em um longa-metragem.

Empolgados com o sucesso crescente do blog, escrevíamos todos os dias, fosse crítica, dica, resenha. Por obra do acaso ou destino, chegamos ao Rainer Alves, que ficou pouco tempo conosco, mas que sempre nos presenteou com textos de absurda qualidade e lista de top 10 ainda mais criativas. Envolventes, seus posts ainda estão entre os mais lidos do blog.

Depois de muita insistência, meu amigo Vinício Oliveira aceitou a proposta de se tornar um colaborador oficial. O blog ficou efetivamente rico. Rico de conteúdo e qualidade textual, pois o Vini é um profundo conhecedor de cinema. A inveja que eu tenho do conhecimento dele me fez buscar conhecer ainda mais coisas novas (ou melhor, antigas).

Focados no Rio Grande do Sul e São Paulo, conseguimos chamar atenção de um baiano, o Víctor Hugo Costa, que se tornou o mais poético de nossos colaboradores. Mais recentemente, já em 2012, meu grande parceiro amigo Huanri Lin nos deu a honra de ingressar no nosso time e trouxe junto toda a sua bagagem filosófica, antropológica, publicitária e veterinária.

Não posso deixar de agradecer a tantas outras pessoas que colaboraram conosco ao longo destes anos, seja comentando, retwitando, curtindo, compartilhando ou nos presenteando com ótimos textos: Felipe Tedesco, Michele Reis, Tainá Hennig, Luís Maffini, Lúcio Dias, Alessandra Pedro, Matheus Kurtz, Mariana Pereira, Marcus Zecchini, Marcelo Jr., Sr. Fruc, Thales de Mendonça, Arthur Farias, Osi Nacimento, Bacalhaus, Julia Souto, Leonardo Centena, (o quase colaborador) Rafael Seibel, Alexandre Arruda, Bárbara Souza, Renato Gaiarsa, Ricardo Pereira  e, principalmente, aos irmãos Lumière.

Preciso ainda, agradecer mais pessoalmente a algumas pessoas. À Lisiane, da Espaço Z, organizadora das pré-estreias. À Karina Fröhlich, por nos integrar a uma parceria com o Clube do Assinante Zero Hora e toda a equipe que nos apoia até hoje na participação das Premières (Felipe Balestrin e Fernanda Assmann). Ao amigo Paulo Weirich, do Jornal Comunidade Zona Sul, de Porto Alegre, que me deu a oportunidade de uma coluna mensal em sua publicação. À minha amiga Fátima Rama, responsável pelo criação da nossa bela logomarca. À Raquel Colombo, minha esposa, que sempre corrige meus textos e exige o meu melhor, além de ser minha grande parceira das sessões-pipoca e eventual repórter do blog. À minha sogra, Denise, por sempre me apresentar algumas preciosidades cinematográficas. À minha mãe, Ezildinha, por sempre me incentivar a realizar meus sonhos. A meu irmão, Tiago Vinícius que me ajuda a ter mais conhecimento sobre cinema, sempre me presenteando com ótimos livros. Ao meu sobrinho Enzo, por me fazer conhecer todo o filme Carros 2, sem precisar assisti-lo. E, não menos importante, meu pai, Gerson Colombo, que me inspira a escrever cada vez melhor e de quem herdei a paixão pelo Cinema.

A todos, meu muito obrigado! Lembrem-se, aqui é o melhor lugar para se falar de cinema, sem frescura!




2 comentários:

Michelle Reis disse...

Que legal João, parabéns pelo site!
Eu que adoro filmes, vou aparecer mais por aqui para dar meus pitacos... :)

Gerson Colombo disse...

Êta, coisa boa é poder falar sobre arte sem a pomposidade das idéias mais fúteis, que só servem para mostrar uma erudição de "copia e cola". O Cinema sem frescura é assim: entrar, descobrir e apenas curtir uma crítica sem compromisso com as "correntes" dessas idéias. Parabéns ao blog, que continue assim: sem frescura.
Gerson Colombo

Mais Lidos do blog