17 de fevereiro de 2011

TOP 10 FILMES SOBRE SONHOS

Algo muito estudado, mas pouco compreendido: SONHOS. Esse é o tema do Top 10 de hoje.
Deixem a imaginação fluir, e bons filmes!


10) A MORTE NOS SONHOS (Dreamscape, 1984)

Alex é um jovem paranormal que é recrutado por uma equipe médica por seus poderes de penetrar nos sonhos alheios e conseguir influir neles. Ele vai para um centro de pesquisas psíquicas e através de uma série de experiências, aperfeiçoa seu dom, que sem ele saber, tem como objetivo projetar-se no inconsciente do presidente dos EUA, deprimido por pesadelos sobre uma guerra nuclear. O jovem Alex travará uma batalha com outro paranormal com poderes similares aos seus quando descobre uma conspiração elaborada para induzir os sonhos do presidente.

Trailer




9) VANILLA SKY (2001)

Novo, bonito e rico, dono de um grande grupo editorial, David Aames, pode ter tudo quanto desejar. No entanto, a sua vida de luxúria parece incompleta. Uma noite, David conhece a mulher dos seus sonhos e acredita ter encontrado tudo o que lhe faltava. Mas um fatal encontro com a ciumenta amante, vira inesperadamente o seu mundo de pernas para o ar, atirando-o para uma vertiginosa viagem de romance, sexo, suspeião e sonhos.

Trailer







8) ALUCINAÇÕES DO PASSADO (Jacob's Ladder, 1990)

Jacob (Tim Robbins) é um ex-soldado no qual a Guerra do Vietnã deixou marcas profundas e irreversíveis. Constantemente Jacob vê seres estranhos ameaçando-o de morte, com suas lembranças do passado ao lado de sua família se misturando a alucinações desconexas de algo que aconteceu na guerra e que alterou radicalmente sua percepção da realidade. Contando apenas com o apoio de sua namorada Jezebel (Elizabeth Peña) e de seu amigo Louis (Danny Aiello), Jacob tenta descobrir a causa verdadeira de seus delírios.

Trailer



7) SONHANDO ACORDADO (La Science des Rêves, 2006)

Stephane Miroux (Gael García Bernal) vê seus sonhos invadirem constantemente a vida real. Quando dorme, se transforma no carismático apresentador do programa “Stephane TV”, explicando sua “ciência dos sonhos” na frente das câmeras de papelão. Na vida real, tem um trabalho chato numa editora de calendários em Paris. Ele flerta com a vizinha Stephanie (Charlotte Gainsbourg), mas a moça não está disposta a encarar alguém como ele. Guy (Alain Chabat), colega de trabalho de Stephane, até tenta ajudá-lo na conquista, mas nada funciona. Incapaz de chegar ao coração de Stephanie na vida real, Stephane procurará as respostas em seus sonhos.

Trailer


6) WAKING LIFE (2001)

O longa de animação Waking Life, de Richard Linklater, traz pessoas da vida real habitando os sonhos de um homem. O enredo gira em torno de um jovem que não consegue acordar de um sonho e tem longas conversas sobre os vários estados da consciência e discussões filosóficas e religiosas com os mais diversos personagens. Alguns deles são facilmente reconhecíveis, como o cineasta Steven Soderbergh e os atores Julie Delpy e Ethan Hawke.

Trailer






5) A HORA DO PESADELO (A Nightmare on Elm Street, 1984)

Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger (Robert Englund), um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora Krueger pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.

Trailer






4) CIDADE DOS SONHOS (Mulholland Drive, 2001)

Um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens. Rita (Laura Harring) escapa da colisão, mas perde a memória e sai do local rastejando para se esconder em um edifício residencial que é administrado por Coco (Ann Miller). É nesse mesmo prédio que vai morar Betty (Naomi Watts), uma aspirante a atriz recém-chegada à cidade que conhece Rita e tenta ajudar a nova amiga a descobrir sua identidade. Em outra parte da cidade o cineasta Adam Kesher (Justin Theroux), após ser espancado pelo amante da esposa, é roubado pelos sinistros irmãos Castigliane.

Trailer



3) SONHOS (Akira Kurosawa's Dreams, 1990)

Mais do que histórias, Sonhos é um desfile de imagens maravilhosas. Dividido em oito capítulos - oito sonhos diferentes que dialogam entre si - o filme traz a peculiaridade contemplativa do cinema do Japão, a música característica e os figurinos exóticos aos olhos do ocidente. Lidando com medos e vontades subconscientes, o filme traz desde um passeio por entre pinturas do holandês Vincent Van Gogh até o recorrente pesadelo nacional com a radiação nuclear. A beleza da natureza e o horror de sua destruição, bem como tradições milenares, são os elementos que arremessavam Akira Kurosawa a níveis cada vez mais altos de criatividade.

Trailer



2) A ORIGEM (Inception, 2010)

Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um habilidoso ladrão, o melhor na perigosa arte da extração, o roubo de valiosos segredos das profundezas do subconsciente durante os sonhos das pessoas, quando a mente fica totalmente vulnerável. Essa rara habilidade de Cobb fez dele um cobiçado jogador nesse traiçoeiro novo mundo da espionagem corporativa, mas também fez dele um fugitivo internacional que perdeu tudo o que mais amava. Agora, uma chance de redenção foi oferecida a Cobb. Um último trabalho pode trazer sua vida normal de volta, mas somente se ele conseguir o impossível – inserção. Ao invés de fazer o roubo perfeito, Cobb e sua equipe de especialistas têm que fazer o oposto: a missão não é roubar uma ideia, mas sim plantar uma ideia. Se eles obtiverem sucesso, pode ser o crime perfeito. Mas nem mesmo um plano cuidadoso poderia prepará-los para um perigoso inimigo que parece prever cada movimento deles. Um inimigo que somente Cobb poderia prever. / Trailer


1) BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004)

O casal Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) durante anos tentou fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e aceita se submeter a um tratamento experimental em que retira de sua memória todos os momentos que passou com ele. Após descobrir a atitude de Clementine, Joel entra em depressão por ainda estar paixonado por alguém que fez de tudo para esquecê-lo. Decidido a esquecê-la de vez, ele resolve se submeter ao mesmo tratamento, porém o tratamento não adianta e Joel decide encaixar Clementine em momentos de sua memória nos quais ela não estava.

Trailer

2 comentários:

João Colombo disse...

Puta merda! Ótima lista! Não vi a maioria... preciso dar um jeito nisso.

Engraçado é a semelhança do poster do nº 10 com os do Indiana Jones...

Unknown disse...

Muito boa a lista eu apenas trocaria Vanilla Sky pelo original espanhol "Abra Los Ojos" que é bem superior.

Mais Lidos do blog