6 de janeiro de 2011

TOP 10 POLICIAIS DO CINEMA

Esses caras podem ser anti-éticos, anti-heróis, brutamontes, mas são os melhores contra o crime e são incorruptíveis. Esses são heróis de algumas gerações:

10. Alex J. Murphy (Robocop, 1987)
Após ser trucidado por uma quadrilha, em Detroit, e dado como morto, a multinacional OCP transforma Alex Murphy (Peter Weller) em um cyborg de combate ao crime chamado Robocop. As lembranças de Murphy, porém voltam para atormentá-lo e ele começa a busca por vingança. Enfrentando outros robôs e a quadrilha mais perigosa da cidade, não existem barreiras paras esse super policial.

9. Jim Malone (Os Intocáveis, 1987)
Nos anos 30, em Chicago, Elliot Ness (Kevin Costner) e um grupo de homens corajosos lutam para se livrar de Al Capone, o maior gângster da história, cruel e perigoso. O policial Jim Malone (Sean Conery) torna-se um mentor do grupo, exemplo de policial durão e correto.

8. Ivan Danko (Inferno Vermelho, 1988)
O Capitão Soviético, Ivan "Mandíbula de Ferro" Danko (Arnold Schwarzenegger), é enviado aos EUA para capturar o traficante Viktor Rostavilli, mas acaba caindo numa rede de armações de grupos de bandidos associados a Viktor. Para essa luta, ele conta com um parceiro pouco correto, interpretado por James Belushi que o levará ao duelo de titãs, entre Danko e Rostavilli.

7. Jake Hoyt (Dia de Treinamento, 2001)
O policial Jake Hoyt (Ethan Hawke) persegue seu sonho de se tornar investigador e põe à prova, em apenas um dia, que é o homem certo para o trabalho quando surge a oportunidade de fazer um treinamento com Alonzo Harris (Denzel Washinton), um policial experiente, mas corrupto. No fim, Hoyt faz merecer entrar para este ranking.

6. Marion Cobretti (Cobra, 1986)
Especializado em psicopatas, o Tenente Marion "Cobra" Cobretti (Sylvester Stallone), investiga uma onda de assassinatos intrigantes. Como testemunha de um crime, a modelo Ingrid passa a ser protegida por Cobra que o ajuda a desvendar todos os outros crimes. O cara é "fodido".

5. Capitão Nascimento (Tropa de Elite, 2007)
Capitão do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) do Rio de Janeiro, a Tropa de Elite, Nascimento (Wagner Moura) busca alguém para substituí-lo, mas precisa garantir a segurança do Papa que está para visitar a cidade maravilhosa. No segundo filme (de 2010), o agora Coronel Nascimento, dá melhor exemplo do seu caráter incorruptível e desejo de acabar com o tráfico de drogas e violência nas favelas do Rio de Janeiro, financiada por políticos corruptos, nem que seja com as próprias mãos.

4. Axel Foley (Um Tira da Pesada, 1984)
Sucesso de bilheteria dos anos 80, a história conta como o policial Axel Foley (Eddie Murphy) vai a Los Angeles atrás de vingança contra bandidos que mataram o seu melhor amigo e parceiro em Detroit. Contando com a ajuda de dois agentes locais, esse tira, metido a engraçadinho, apronta todas para acabar com a organização criminosa. Sucesso para garantir 2 sequências e a nossa 6ª posição!

3. Harry Callahan (Dirty Harry, 1971)
Dirty Harry é uma coleção de 5 filmes que contam as perseguições do detetive durão Harry Callahan (Clint Eastwood) contra o crime de forma implacável. Pense em um tira durão, esse é Callahan.

2. John McClane (Duro de Matar, 1988)
Voltando para sua cidade para passar o natal com a família, o policial John McClane (Bruce Willis) foi pego de surpresa ao saber que o prédio onde vai passar as festas com sua esposa foi dominado por terroristas e que todos são feitos reféns. Simples policial? McClane é uma pulga atrás da orelha dos terrorista e não mede esforços para acabar com todos um a um. Quase um super-herói, McClane garantiu 3 sequências da pesada.

1. Martin Riggs (Máquina Moprtífera, 1987)
Martin Riggs (Mel Gibson) é um policial ensandecido, atormentado pela morte da esposa. Encontra em seu parceiro o contra-peso, mas é a sua loucura que os leva a acabarem com um bando de bandidos em todos os 4 filmes da franquia. Esqueça Chuck Norris, Gibson, depois de se mostrar implacável em Mad Max (1979), mostra que um policial durão, correto, não tem limites.

Coincidência, mas a maioria são dos anos de 1980. E você o que achou da lista? Que outros incluiria?

7 comentários:

Juliana Puccia disse...

Sou suspeita, mas acho que Dirty Harry deveria ficar em primeiro lugar xP

João Colombo disse...

ok,Ju, Harry é bom demais, mas não supera a insanidade de Riggs, ele sim é a Arma Letal.

Fátima disse...

Peter Weller é foda! demais!

Rainer Alves disse...

A lista ficou bem variada.. talvez eu só incluiria dois atores que costumam vir à mente quando o assunto é "policiais machões":
- Denzel Washington
- Charles Bronson
E talvez pra variar um pouco, o Jackie Chan em "Hora do Rush" e Leonardo DiCaprio em "Os Infiltrados". Mas aí um Top 10 seria pouco hehe.

João Colombo disse...

é... Rainer.. já disse e repito, um top 10 nunca é algo fácil... começamos a lembrar de uma centena de ótimos filmes e temos que deixar de fora...

nunca parece justo, quando nossos favoritos não estão elencados... hehe

Abs

Unknown disse...

Dirty Harry deveria ficar em primeiro lugar. 2

João Colombo disse...

hahahah Vinício, eu sabia que tu ia aparecer e dizer isso!

Mais Lidos do blog