20 de janeiro de 2011

TOP 10 Filmes com crianças perigosas

O post de hoje é mais uma vez com a contribuição do nosso amigo Rainer Alves. Um TOP 10 bem diferente, bem diversificado e com uma idéia realmente muito bacana! Fala ai Rainer!

Não importa se o filme é de suspense ou terror, produções com criança perigosas ou malvadas costumam chamar atenção e gerar polêmica.

Essa lista reúne filmes variados (muitos deles controversos), de diversos países, que nos fazem refletir se a maldade dos protagonistas mirins realmente é algo que só acontece nas telas, e até que ponto ela é um reflexo da sociedade adulta.

Deixe as crianças longe da TV antes de assistir essa lista, e desejo a todos um bom filme!

10) A ÓRFÃ (Orphan, 2009)

Kate e John Coleman decidem adotar uma criança para dar novo fôlego a um casamento conturbado. Eles imediatamente se identificam com Esther, uma garota educada e prestativa que veio da Estônia. Com o tempo Kate percebe que a filha adotiva é manipuladora e tem distúrbios psicológicos. O marido se recusa a dar ouvidos à esposa e as feridas do casamento voltam à tona. Kate decide investigar a fundo o passado de Esther, e descobre que ela não é a a criança que todos imaginavam.
"A Órfã" me surpreendeu. Eu esperava um filme bobo, e assisti um excelente filme de terror com boas atuações e um ótimo roteiro. O filme é recheado de suspense e o 'twist' no final é realmente inesperado.

Trailer

9) O CHAMADO (Ringu, 1998)


Arrasada pela morte da sobrinha Tomoko, a repórter Reiko passa a ouvir histórias sobre uma fita de vídeo que mata a pessoa uma semana depois de assistí-la. A princípio ela não acredita nos boatos, mas depois de ficar sabendo que a amiga de Tomoko (que também viu o vídeo) morreu no mesmo instante, ela começa a investigar. Quando Reiko finalmente vê a fita, coisas estranhas começam a acontecer e ela tenta desesperadamente parar a bomba relógio e salvar sua própria vida.
"Ringu" deu origem a um remake nos EUA (grande sucesso nas bilheterias), mas nada melhor do que assistir o original e apreciar um ótimo exemplo do terror japonês. A maneira como o diretor utiliza os ângulos de câmera, a aparição repentina de personagens na cena, o uso de flashbacks misteriosos e momentos de silêncio absoluto fazem desse um ótimo filme do genêro.

Trailer

8) O ORFANATO (El Orfanato, 2007)


Laura e seu marido Carlos moram em um casarão antigo, que no passado abrigava o orfanato onde Laura cresceu. O filho do casal, Simón, insiste que ele tem cinco amigos "invisíveis" morando na casa, mas a mãe afirma que isso é apenas o resultado da mente de uma criança com imaginação fértil. Laura resolve reabrir o orfanato para cuidar de crianças com necessidades especiais e decide fazer uma festa. Seu filho Simón desaparece durante a comemoração, e o casal começa a sentir a presença de outras pessoas no casarão. Meses depois Laura convida uma equipe de parapsicólogos para desvendar o mistério.
O espanhol "O Orfanato" é um filme incrível para quem gosta de suspense: muito bem feito, assustador, com uma atmosfera inquietante, e ótima direção. Tive a sorte de vê-lo no cinema, e nunca vi a platéia tão perplexa durante um filme antes. Altamente recomendado.



Trailer

7) O SENHOR DAS MOSCAS (Lord of the Flies, 1963)


Um grupo de garotos é abandonado em uma ilha deserta após a queda do avião em que viajavam. Sem a ajuda de nenhum adulto, eles criam uma sociedade com regras próprias. Ralph é eleito "chefe", responsável por providenciar abrigo e fogo. Jack, por outro lado, vai à caça de comida com seus companheiros. Uma rivalidade perigosa se forma entre Jack e Raph já que os dois querem mandar no grupo. Os "caçadores", sob o comando de Jack, se tornam selvagens e violentos, enquanto Ralph tenta manter seus amigos calmos e pacíficos. A hostilidade entre os dois grupos leva os sobreviventes a uma disputa assustadora e sangrenta.
A atuação de crianças sem experiência com cinema é algo que torna esse filme brilhante, muito superior à terrível refilmagem da década de 90. Mesmo 40 anos depois de ter sido feito, a história ainda nos faz refletir sobre o que se passa na mente das crianças, e até que ponto o drama dos garotos é na verdade um reflexo para a violência da sociedade atual.

Trailer

6) A PROFECIA (The Omen, 1976)


Robert Thorn (interpretado por Gregory Peck) é o embaixador americano na Itália, e nada parece faltar em sua vida. Ele e sua esposa decidem ter um filho, mas infelizmente a mulher sofre um aborto prematuro. Robert recebe a visita de um padre ainda no hospital, que sugere a adoção de uma criança saudável cuja mãe morreu durante o parto. Sem avisar a esposa, Robert aceita e coloca o bebê no lugar. A ocorrência de eventos estranhos depois que a família se muda para Londres fazem Robert acreditar que a criança adotada no hospital italiano é a encarnação do mal.
O ponto alto do filme são as ótimas atuações dos atores principais, principalmente o ator mirim que interpreta o garoto Damien. "A Profecia" continua sendo um dos grandes marcos do terror, mesmo 35 anos após seu lançamento. Ganhador do Oscar de melhor trilha sonora.

Trailer

5) A ESPINHA DO DIABO (El Espinazo del Diablo, 2001)


O ano é 1939, e a guerra civil espanhola se aproxima do seu fim sangrento. Carlos, um garoto de 10 anos que perdeu os pais na guerra, é abandonado em um orfanato distante. Ele aceita seu destino com bravura, apesar das dificuldades encontradas pela escola, do 'bullying' que ele sofre de colegas de classe, e de um professor abusivo. Como se isso não bastasse, Carlos passa a ser assombrado pelo fantasma de um garoto cujo passado é coberto de mistério. O fantasma Santi alerta que muitos morrerão em breve, mas com o tempo fica claro que a previsão do fantasma sobre quem irá morrer e sobre a verdadeira fonte de perigo pode ser mais ambígua do que todos imaginavam.
Esse é um ótimo exemplo de que é possível criar um excelente filme de terror sem cair no estereótipo. Três ou quatro histórias se fundem perfeitamente, tendo como pano de fundo imagens belíssimas, a guerra civil espanhola e os corredores assombrados de um orfanato para crianças abandonadas. Pura poesia - mortalidade, amor, ódio, ciúme, egoísmo e redenção - são muito bem explorados nessa produção do diretor Guillermo del Toro.

Trailer

4) O EXORCISTA (The Exorcist, 1973)


Algo pior que a definição do Mal está acontecendo no quarto da garota Regan. Ela mudou radicalmente de aparência e na forma de agir, e reage de forma violenta com qualquer pessoa que se aproxima dela. Preocupada, sua mãe entra em contato com um padre, que afirma que Regan está possuída. Padre Merrin, o melhor padre capaz de lidar como exorcismos, é chamado para tentar salvar Regan do demônio que a possuiu.
Sem dúvida um dos melhores filmes de terror já feitos, "O Exorcista" é um clássico nesse gênero. É um filme que tem uma história completa, ao contrário de muitos filmes de terror que são lançados quase 40 anos depois. Na época ele foi inédito ao lidar com temas polêmicos envolvendo religião, e até hoje suas atuações, direção e fotografia brilhantes surpreendem aqueles que o assistem.

Trailer

3) O BEBÊ DE ROSEMARY (Rosemary's Baby, 1968)


O casal Rosemary e Guy Woodhouse mudam-se para um antigo apartamento no centro de Manhattan. Eles descobrem que os vizinhos são um simpático casal de idosos, e Guy passa boa parte do tempo com eles. Coisas estranham começam a acontecer: uma mulher que Rosemary encontra no prédio morre de forma misteriosa, além disso Rosemary tem sonhos estranhos e ouve ruídos desconhecidos. Enquanto isso seu marido fica cada vez mais ausente e distante. Quando Rosemary fica grávida, ela passa a suspeitar que os vizinhos têm planos especiais para a sua criança.

"O Bebê de Rosemary" é um filme que beira a perfeição não apenas no gênero suspense/terror. A atuação de Mia Farrow como Rosemary faz com que o espectador se preocupe e identifique com ela. A fotografia é impecável, a direção de Roman Polanski é sutil e certeira, e temos ainda uma trilha sonora que combina com cada minuto do filme. Imperdível.

Trailer

2) A FITA BRANCA (Das Weisse Band, 2009)


Uma série de incidentes misteriosos acontecem em um pequeno vilarejo alemão, em plena Primeira Guerra Mundial. Um cavalo tropeça em um fio e arremesa longe seu dono; uma mulher morre após sofrer uma queda inexplicável; o filho do barão local é pendurado de cabeça para baixo em uma plantação; pais passam a bater e maltrar seus filhos; um homem fica cruel com sua esposa sofredora; pessoas desaparecem. Uma das moradores do povoado narra a história e tenta investigar a ligação entre esses acidentes. Os crimes foram premeditados? Será que as crianças realmente do vilarejo são tão inocentes quanto aparentam?

Filmado em preto-e-branco, "A Fita Branca" analisa cuidadosamente duas perguntas muito comuns: o que torna uma pessoa má? Até que ponto o ambiente e a repressão afetam sua personalidade? Trata-se de um filme polêmico (do igualmente polêmico diretor alemão Michael Haneke), que dividiu opiniões e críticos ao redor do mundo. Vencedor da Palma de Ouro em Cannes e indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e de melhor fotografia.


Trailer

1) BATALHA REAL (Batoru Rowaiaru, 2000)




Na virada do milênio, o Japão é um país à beira do colapso. O desemprego atinge níveis jamais vistos, e a violência entre jovens está fora de controle. Estudantes boicotam as aulas e abusam da violência contra seus professores. O governo, praticamente derrotado, decide implementar uma medida radical: a lei "Battle Royale" exige que um grupo de estudantes escolhidos aleatoriamente seja levado para uma ilha deserta e forçado a lutar entre si até a morte. A lei afirma que apenas um adolescente poderá sobreviver. Ele (ou ela) retornarão à sociedade, não como vitorioso, mas como prova das medidas drásticas que o governo foi obrigado a adotar para conter a desobediência juvenil.
Se alguém procurava por um dos filmes que inspirou "Kill Bill", esse é o melhor exemplo. O próprio Tarantino afirmou "Se eu pudesse escolher um filme para dirigir desde que comecei nessa profissão, teria sido Battle Royale". É um filme polêmico, que lida com situações extremas, e que é capaz de nos transportar até um mundo utópico em que a violência parece ser a única solução para uma sociedade que perdeu o controle. Recomendado para quem aprecia filmes emocionantes e com uma história diferente de tudo o que você já viu. 

Trailer



Quais dessas crianças você já viu por aí? Acrescentaria alguma outra? Comente aí!

5 comentários:

João Colombo disse...

ótima lista!

Eu teria dado um jeito de incluir o brilhante "O Tambor", de 1979.

Juliana Puccia disse...

E eu colocaria 'Anjo Mal' xP

Hanns Schults disse...

Eu ainda colocaria Deixa ela entrar! Que vai ter um remake em breve com o nome Deixe-me entrar!!

Rainer Alves disse...

João, pesquisei sobre o filme "O Tambor". Realmente eu não conhecia, parece ser bem interessante. Vou assistir!

Juliana, "Anjo Mal" acho que entraria em um Top 11.. cogitei colocar ele sim :-)

Hanns, eu assisti "Deixa Ela Entrar" no mês passado (por recomendação sua). Adorei o filme, de verdade... falei muito bem dele pros amigos. Eu só não incluí ele por dois motivos: primeiro porque eu não acho a menina 100% "má" (ela faz amizade com o garoto e ataaca as pessoas apenas por sobrevivência). Mas o motivo principal é que eu pretendia assistir o remake esse mês, e escrever uma crítica comparando ambos. Topa o uma crítica em conjunto? Vai pensando aí... :-)

Unknown disse...

Falto hit girl

Mais Lidos do blog