13 de julho de 2011

Cinema Sem Frescura, 4 anos! AÇÃO!

É com muita satisfação que hoje comemoramos 4 anos da nossa primeira publicação.

Apesar de somente em julho de 2010 ter começado a trabalhar de forma mais ativa com o blog, foi numa sexta-feira, 13, que publiquei meu primeiro texto. Eu ainda estagiava pela UFRGS na Prefeitura Municipal de Canoas (RS) e lembro de ter passado na loja Back In Black para comprar uma camiseta do Aerosmith em função do Dia do Rock. Nessa época, a música ficava cada vez mais de lado na minha vida para dar lugar a outra paixão, filmes (ver, fazer e falar sobre).

A Faculdade de Comunicação da UFRGS foi um grande motivador desse tempo, onde tive 3 experiências que me levaram para esse caminho: As disciplinas de Fundamentos de Cinema (com a prof. Mirian Rossini) e História do Cinema (com o prof. Roger Bundt), além da gravação do curta O Funcionário (com os amigos Huanri Lin e Rafael Barfknecht). A partir daí eu decidi que queria me envolver cada vez mais com a área de produção audiovisual e cinema... mas é difícil, tendo que manter emprego, se formar e, ainda, querer casar.

O três primerios anos foram de poucas postagens e textos pouco críticos, mas naquele momento já havia definido que o blog seria colaborativo. E em 2009, meu amigo Eduardo Mendes me enviou uma crítica, o primeiro a publicar algo, além de mim. Mas, em 2010, quando tomei a atitude de querer falar ativamente de Cinema e conhecer novas pessoas, surge a Juliana Puccia, com ótimos textos e super interessada em ser a correspondente em São Paulo. Com ela, vieram, de arrasto, outros ótimos escritores: Diego Mercado, Hans Schults e Rainer Alves. Agora, em 2011, meu amigo Vinício Oliveira (do blog The Groovers), me concedeu a honra de tê-lo como colaborador oficial. Sem eles, o blog não seria o que é hoje.

Não posso deixar de agradecer a algumas pessoas que interagem constantemente com nosso blog, mandando textos, e com nosso twitter, comentando, respondendo e retwitando. Então, para os nossos fiéis seguidores, meu muito obrigado até aqui, em especial para: Raquel Selbach Machado Colombo (minha linda esposa), Felipe Tedesco, Huanri Lin, Mariana Pereira, Marcus Zecchini, Víctor Costa, Marcelo Jr., Sr. Fruc, Thales de Mendonça, Arthur Farias, Osi Nacimento, Bacalhaus, Julia Souto, Leonardo Centena, Rafael Seibel, Alexandre Arruda, Leandro Machado, Matheus Kurtz, Luís Maffini, Lucas Martins, Bárbara Souza, Renato Gaiarsa, Gerson Colombo, Karina Fröhlich e o Clube do Assinante Zero Hora, que nos apoia na participação das Premières, além da minha amiga Fátima Rama, responsável pelo layout e logo do blog.

Desculpe se esqueci de alguém, mas são tantas belas contribuições, que fica complicado lembrar de todos de cabeça...

Mais do que críticas de filmes, dicas de estreias e nossas criativas listas de Top 10, buscamos sempre, de forma modesta, prestar também serviços de utilidade pública, como a divulgação de cursos de cinema e audiovisual, além de ações que promovam o desenvolvimento cultural, como o acompanhamento e apoio a eventos.

E a vida continua. Hoje comemoramos uma marca, amanhã estaremos na avant-première de Harry Potter 7 - parte 2 e depois tem críticas e mais dicas.

Aos colaboradores, leitores, seguidores, familiares, amigos e parceiros, muito obrigado a todos e um feliz 4 anos para todo mundo! Não esqueçam de comemorar junto conosco, hoje, no Chalé da Praça XV, em Porto Alegre, às 18h30!

João Colombo
Editor-chefe do Cinema Sem Frescura

Nenhum comentário:

Mais Lidos do blog