2 de dezembro de 2010

Top 10 Filmes de Culinária

Já repararam quantos filmes falam sobre comida? Alguns incentivam até mesmo a ir para cozinha ou sugerem o que comer depois da sessão. Nossa equipe ficou com água na boca para escrever, quem sabe surgem algumas sugestões de cardápio na sua vida?

10. Ratatouille (2007)
Remy é um rato que sonha se tornar um grande chef, mas sua família é contra essa ideia, além do fato de que, por ser um rato, sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau. Ele decide visitar a cozinha e lá conhece Linguini (Lou Romano), um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar. As culinária do ratinho que ajuda um humano a cozinhar rende boas risadas.

Trailer

9. Estômago (2007)
A bizarra e divertida história de Nonato é mostrada através da sua relação com a culinária, de quando foi para um restaurante grande, sua paixão por uma prostituta e como foi parar na cadeia. Cheio de flashbacks de dar água na boca... ou nem tanto, mas é uma ótima produção nacional.

Trailer

8. Super Size Me (2004)
O diretor Morgan Spurlock decide ser a cobaia de uma experiência: alimentar-se apenas em restaurantes da rede McDonald's, realizando três refeições ao dia, durante um mês. Durante a realização da experiência o diretor fala sobre a cultura dos fast food nos Estados Unidos, além de mostrar, através de si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam. É uma ótimo filme para repensar o que estamos comendo. (You are what you eat)

Trailer

7. Sabor da Paixão (2000)
Dona de um restaurante na Bahia, a vida de Isabella (Penelope Cruz) muda radicalmente quando ela descobre a traição de seu marido, Toninho (Murilo Benício). Decidida em se divorciar, ela parte para San Francisco, onde busca dar a volta por cima e assume o comando de um programa sobre culinária. A sua mania de controlar tudo se mostra fundamental para o sucesso de suas receitas. Muito divertido também.

Trailer

6. Como Água Para Chocolate (1992)
A deliciosa história de amor entre Pedro e Tita, mostra como era a vida no México e que o amor proíbido supera tudo. O melhor sobre culinária é que a moça tem o poder de transpor para a refeição o sentimento que tinha enquanto cozinhava... Na festa de casamento de sua irmã mais velha com seu amado Pedro, vira uma bagunça. Merecido Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Trailer

5. Sem Reservas (2007)
Kate Armstrong é uma mulher perfeccionista que leva seu trabalho, como chef de um sofisticado restaurante, um pouco a sério demais. Até que um dia, o destino coloca duas pessoas na sua organizada rotina: sua sobrinha de 9 anos e um descontraído subchefe, que transformam a vida de Kate numa grande bagunça. Uma ótima comédia romântica com ótimas receitas.

Trailer

4. Chocolate (2000)
Vianne Rocher (Juliette Binoche) é uma jovem mãe solteira que resolve se mudar para uma pequena cidade na França com sua filha de seis anos. Lá decide abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, atrai a certeza da população de que o negócio não vá durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne, com seu poder de descobrir o choclate favorito de cada um, consegue persuadir os moradores da cidade a desfrutarem seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa recepção. O responsável pela comunidade, extremamente carola, condena seus produtos e inicia uma guerra pessoal, até que ela encontra o apoio de um grupo de viajantes artistas liderado por Roux (Johnny Depp). Uma deliciosa aventura.

Trailer

3. Julie e Julia (2009)
Em 1948, Julia Child (Meryl Streep) passa a morar em Paris por causa do trabalho de seu marido, Paul (Stanley Tucci). Precisando de algo para se ocupar, ela se passa a se dedicar à culinária e passou a
apresentar um programa de TV sobre o assunto. Cinquenta anos depois, Julie Powell (Amy Adams) está prestes a completar 30 anos de idade. Entediada com sua vida resolve passar um ano cozinhando todas as receitas do livro de Julia Child, "Mastering the Art of French Cooking" (algo com a Tornando-se Mestre na Arte da Culinária Francesa). Ao longo do filme, Julie escreve para um blog, onde relata suas experiências. O filme traz receitas de dar água na boca!

Trailer

2. Vatel - Um Banquete Para o Rei (2000)
Este maravilhoso filme conta com Gérard Depardieu no papel de Vatel, o mordomo de um princípipe que, em 1671, tenta manter sua nobreza, preparando um banquete para receber o rei Luís XIV. Em meio à muita correria, aparecem algumas receitas mundialmente conhecidas e inventadas por acaso, como o Chantily.

Trailer

1. Festa de Babete (1987)
Ícone do cinema culinarista, este filme conta a história de Martina e Philippa, as belas filhas de um devoto pastor protestante na Dinamarca, que prega a salvação através da renúncia. As irmãs sacrificam suas paixões da juventude em nome da fé e das obrigações. Mas com a chegada de Babette, após a morte do pai, refugiada da guerra civil na França, a vida das irmãs e seu pequeno povoado muda completamente. Logo Babette convence as irmãs a tentar algo diferente: um banquete de culinária francesa! A festa choca as pessoas mais velhas com o novo jeito de viver naquele lugar desolado. As deliciosas receitas abriram espaço para a culinária nas comédias românticas e dramas do cinema.

Trailer

Assistam todos esse filmes antes de morrer, são muito bons! Depois divulguem as receita aqui.

6 comentários:

Rainer Alves disse...

Excelente lista.. mas aconteceu algo engraçado: os meus preferidos entre os 10 são justamente "Ratatouille", "Estômago" e "Super Size Me" :-)
O próximo filme que irei assistir sobre esse assunto é um documentário chamado "Food Inc" (http://www.imdb.com/title/tt1286537/), parece ser muito bom.

Gerson Colombo disse...

Boa a lista!
acho que faltou o cubano:
Morango e Chocolate.
Que tal?

João Colombo disse...

Morango e Chocolate é ótimo... mas fazer um TOP 10 nunca é fácil... tivemos que tirar grandes produções, entre elas a deliciosa Fantástica Fábrica de Chocolate... quem sabe um próximo Top 10 só sobre filmes de Chocolate?

Amanda Coiro disse...

Chocolate, Ratatouille, Estômago e A Festa de Babel são geniais! Adorei a lista :)
Vou me meter: apoio a lista sobre Chocolate. O 1 e o 2 são Fantástica Fábrica antiga (adoro) e a do Tim Burton (adoro²).

:)

Budu Garcia disse...

E que me diz de "Tomates Verdes Fritos" (Fried Green Tomatoes)?

Unknown disse...

Budu, leia nossa crítica sobre Tomates Verdes Fitos http://www.cinemasemfrescura.com.br/2010/12/tomates-verdes-fritos-fried-green.html

Mais Lidos do blog