18 de novembro de 2010

Top 10 Filmes em que os Vilões são Nazistas

Este post foi criado pelo Vinício, que teve a grande ideia. "... O jogo (The Saboteur, do Xbox 360) me diverte muito e me permite matar diversos nazistas, particularmente o meu tipo preferido de vilão. Então comecei a pensar nos filmes que tinham esse bônus, nazistas como vilões, ..." comenta.

O post teve colaboração significativa minha e do Rafael Seibel na seleção dos filmes. O Rafael que, a propósito, está nos enrolando em nos prestigiar com suas críticas cinematográficas. 

Curtam o post!

10º O PIANISTA (The Pianist, 2002)

Por muito tempo eu não quis assistir o filme de Polanski, pois sempre achei que seria uma versão menor de A Lista de Schindler. No entanto, apesar de o tema ser semelhante, o filme tem seus próprios méritos e conta com uma atuação inspirada de Adrien Brody, que ganhou o Oscar de Melhor Ator pelo filme.

9º OPERAÇÃO VALQUÍRIA (Valkyrie, 2008)

Baseado na extraordinária história real de um atentado organizado por oficiais alemães para matar Hitler, esse é um filme onde heróis e vilões são nazistas. Tom Cruise faz um alemão com sotaque nova-iorquino mas o elenco de apoio é recheado de atores veteranos e excelentes. Novamente a direção firme de Bryan Singer salva o filme.

8º O APRENDIZ (Apt Pupil, 1998)

Ian McKellen faz o papel de um ex-oficial nazista escondido nos Estados Unidos que acaba influenciando um adolescente americano com implicações sérias para a vida de ambos. Bryan Singer mostra que estava no mesmo ritmo de Os Suspeitos (1995) e comanda um grande suspense baseado no ótimo livro de Stephen King.

7º HELLBOY (Hellboy, 2004)

Hellboy foi um sucesso surpresa. Nos Estados Unidos o filme decolou mesmo em dvd e garantiu o lançamento de uma sequência com status de Blockbuster. A obra tem vários acertos e detalhes que garantem um filme muito bom. O charme adicional é o vilão remanescente do 3º Reich com suas lâminas e corpo recheado de areia, coberto de cicatrizes, além de ser o principal assassino a mando de Hilter: Karl Ruprecht Kroenen.

6º O RESGATE DO SOLDADO RYAN (Saving Private Ryan, 1998)

Um dos melhores filmes de guerra já feito e um dos meus favoritos. A obra de Spielberg teria uma posição mais alta no ranking, mas não dá muita cara aos seus nazistas (com excessão do prisioneiro alemão que é libertado pelos grupo de americanos). Ainda sim, O Resgate do Soldado Ryan tem Tom Hanks em grande performance e um clima de "irmão bom" de A Lista de Schindler, ambos de Spielberg. Sempre que assisto esse filme fico satisfeito em pensar que o mundo não assistiu parado ao que se passou durante o Holocausto.

5º OS DOZE CONDENADOS (The Dirty Dozen, 1967)

Doze prisioneiros condenados à morte são recrutados pelo exército para uma missão suicída atrás das linhas inimigas na Europa dominada pelos nazistas na II Guerra Mundial. Não é o melhor dos filmes de guerra, mas é o melhor de "caras durões em uma guerra". Lee Marvin, Telly Savalas, Ernest Borgnine, Charles Bronson, John Cassavetes e Donald Sutherland, só para se ter uma idéia do elenco.

4º BASTARDOS INGLÓRIOS (Inglourious Basterds, 2009)

O mais recente filme de Quentin Tarantino esteve em produção por mais de dez anos e no que se refere a destroçar nazistas valeu cada dia de espera. Cristopher Waltz rouba o filme em uma interpreteção ganhadora do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

3º CÍRCULO DE FOGO (Enemy at the Gates, 2001)

Durante muito tempo eu passei reto por este filme nas prateleiras das locadoras. Por uma idiotice minha, sempre achei que as batalhas da II Guerra só tinham graça quando eram americanos ou ingleses contra nazistas. Por alguma razão que me escapa, eu ficava imaginando que a luta soviética havia sido mais heróica e relevante. Depois de um tempo, percebi que estava historicamente equivocado, mas não havia um filme que corroborasse essa récem descoberta noção do heroísmo soviético. Círculo de Fogo é definitivamente esse filme. Jude Law, Rachel Weiz, Joseph Fiennes e Bob Hoskins estão todos ótimos, mas é Ed Harris que rouba a cena como um oficial nazista, atirador de elite, que se mostra um personagem quase amigável até mostrar sua verdadeira face.

2º A LISTA DE SCHINDLER (Schindler's List, 1993)

Para mim o filme definitivo sobre as atrocidades nazistas. Com um tom de realismo, lembra, muitas vezes, um documentário. A trilha sonora é excepcional e continua sendo o trabalho mais tocante de John Williams. Ralph Fiennes tem o seu melhor papel como o monstro nazista Amon Goeth. (Spielberg comove gerações com esta obra em preto e branco, um marco no cinema mundial)*.

1º INDIANA JONES E A ÚLTIMA CRUZADA (Indiana Jones and the Last Crusade, 1989)

Indiana Jones já havia enfrentado nazistas no primeiro filme (Os Caçadores da Arca Perdida, 1981), mas aqui eles são mais focados e tem intérpretes melhores. Eu sempre achei o último filme da trilogia (vamos desconsiderar o quarto filme por enquanto) como o melhor de todos e os vilões aqui não fazem feio. A cena em que Indy fica cara a cara com Hitler é impagável e Elza Schneider é uma das nazistas mais sexys do cinema.

Postado originalmente em The Groovers.

* comentário do editor.

3 comentários:

João Colombo disse...

No twitter, o @rainer_alves comentou que incluiria "A Queda" e "O Menino do Pijama Listrado". Particularmente, acho o Menino do Pijama Listrado um filme muito chato e previsível... parece ser só mais um filme "os nazistas são maus e os judeus todos bonzinhos." Importante ressaltar que a maioria dos filmes em que "nazistas são vilões" são feitos por produtores e diretores judeus, portanto, extremamente tendenciosos. Poucos abordam os benefícios deixados pelo partido nazista durante o governo Hitler para a alemanha. Além disso, o massacre durante a II Guerra não afetou somente judeus. Ciganos, negros, homossexuais também foram perseguidos, e morreram muito mais cristãos. Acho uma pena haverem tão poucas produções que abordem o sofrimento pelo que passou outros grupos, como os ciganos, perseguidos até hoje.

De qualquer forma, é sempre bom matar nazistas, seja em filmes ou em jogos de videogame.

Unknown disse...

Eu não inclui O Menino do Pijama Listrado exatamente pelo motivo que o João mencionou. Já A Queda eu achei um excelente filme, mas não se enquadrava muito no quesito "vilões nazistas". Todo mundo no filme é nazista, sejam bons ou ruins e eu estava pensando mais em algo "bons e velhos vilões que ninguém se importa em matar".

Unknown disse...

Ah lembrei que no Operação Valkiria acontece a mesma coisa, todo mundo é nazista. Mas o filme tem um feeling diferente fica evidente que o personagem de Tom Cruise é um herói e os vilões são claramente identificados e no caso de A Queda não existe essa definição de forma clara.

Mais Lidos do blog