Alguns viveram a época de ouro dos videogames e alguns vivem até hoje. Mas o que jogos tem a ver com cinema? Muita coisa! Vários títulos de jogos foram adaptados para o cinema e alguns até como referência de efeitos especiais ou até mesmo de sequências e novos lançamentos de jogos. Hoje, podemos dizer que um complementa o outro.
Confira agora a lista com 10 melhores adaptações das histórias dos jogos para o cinema! A conclusão que você vai chegar é que é difícil adaptar histórias de jogos ao cinema... quase o Top 10 piores...
10) Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (Prince of Persia: The Sands of Time, 2010)
Clássico cult do jogos, a primeira versão foi lançada em 1989, mas foi após o lançamento para Playstation 2 que Princípe da Pérsia ganhou força e foi parar nas telas do cinema. Os fãs do jogo tinham uma enorme expectativa, tornando-se, para alguns, uma proporcional frustração. Não diferente de outras adaptações, o filme ganha fotografia bem feita, efeitos especiais e uma épica história. É de surpreender (negativamente) a atuação de Jake Gyllenhaal (como Dastan), pois ele não consegue transmitir a imagem de herói, de que ele realmente é capaz, deixando o filme um pouco a desejar.
É uma boa adaptação, porém com todo o orçamento aplicado, o resultado deveria ter sido melhor.
9) Double Dragon (1994)
Este é outro dos jogos mais antigos que foi adaptado ao cinema. Double Dragon nos mostra um mundo decadente e mergulhada no caos. Dois irmãos, Jimmy (Mark Dacascos) e Billy (Scott Wolf), especialistas em artes marciais, recebem a missão de guardar a metade de um antigo medalhão chinês, que quando completo pode dar incríveis poderes ao seu dono. A outra metade caiu nas mãos de Koga Shuko (Robert Patrick), um chefão do submundo do crime, que sonha em dominar todos.
Foi um grande marco no início de adaptações de jogos e ensinou o que não se deve fazer em filmes desse gênero.
8) Mortal Kombat (1995)
Jogos de luta, em sua maioria, são fracos de um enredo acerca da vida dos personagens. Mortal Kombat veio para "mudar" esse lado da história com um roteiro escrito pelos próprios criadores do jogo. O filme dá vida a Sonya Blade (Bridgette Wilson), Johnny Cage (Linden Ashby) e Liu Kang (Robin Shou), que são selecionados para um torneio milenar entre diversos mundos pela vida. Com a ajuda de Rayden, o Deus do Trovão (Christopher Lambert) eles terão que enfrentar Goro, um gigante de quatro braços e um terrível feitiçeiro, Shang Tsung (Cary-Hiroyuki Tagawa).
O filme teve várias continuações e com direito a efeitos especiais e adaptações dos cenários do jogos. Agradou não só a quem jogava, mas colocou pela primeira vez os filmes de luta num patamar mais elevado.
7) Max Payne (2008)
Outro estilo de jogo adaptado para as telas do cinema, Max Payne conta a história de Max, um detetive investigando o assasinato de sua mulher e filhos, porém algo de sobrenatural ronda esse caso. Junto com Mona, uma assasina, os dois vão procurar respostas num mundo de drogas e anjos das sombras.
Falhou com as atuações, que deveriam ser mais convincentes e o uso exagerado de efeitos causou uma decepção aos fãs do jogo.
6) Final Fantasy (The Spirits Within, 2001)
Em pleno ano de 2065, o caos e destruição rondam a Terra. Um meteoro atingiu o planeta e lançou ao longo de toda a superfície terrestre milhões de aliens, que têm por objetivo extinguir toda a vida do planeta. Com isso, as cidades foram abandonadas, a população foi dizimada e os poucos seres humanos que restam precisam encontrar meios para sobreviver. Um deles é a Dra. Aki Ross, uma bela e determinada cientista que foi infectada de forma mortal pelos aliens e tem a chave para descobrir o ponto fraco de seu oponente. Agora, com a orientação de seu mentor científico, Dr. Sid, e a ajuda do esquadrão militar Deep Eyes, comandado pelo capitão Gray Edwards, a Dra. Ross busca salvar não apenas o planeta Terra mas também a si mesma.
Embora o filme seja nosso 6º lugar, recebe essa nota pela animação, efeitos, trilha sonora e dublagem. Faltou história e algumas coisas essenciais para uma boa adaptação.
5) Street Fighter (1994)
Considere que esse filme conseguiu atrair um grande público. A atuação de Jean-Claude Van Damme, como Guile, e Raul Julia como o Mister Bison, demonstra o potencial desse gênero e que pode ser feito muito com histórias de games. Apesar disso, os personagens principais, Ryu e Ken tiveram pouco destaque na história que, de tão medíocre, merece nossa 5ª posição.
O sucesso do jogo (não deste filme), garantiu outras adaptações cinematográfica, ainda de menor sucesso.
4) Hitman - Assassino 47 (Hitman, 2007)
O agente 47 (Timothy Olyphant) foi criado para ser um exímio matador de aluguel. Suas armas mais poderosas são a ousadia e o orgulho que têm ao executar cada trabalho. O número 47 é uma referência aos dois últimos dígitos do código de barras que tem tatuado em sua nuca. Um dia ele é envolvido em um golpe político, o que faz com que seja perseguido pela Interpol e por militares russos. Enquanto foge pela Europa Oriental ele tenta descobrir quem organizou este plano contra ele, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as lembranças que uma bela garota lhe desperta.
3) Terror em Silent Hill (Silent Hill, 2006)
Aproveitando o estilo de jogos de terror e suspense, a adaptação para as telas do jogo Silent Hill criou expectativa muito antes de se confirmar qualquer informação sobre o filme. Embora muito diferente do primeiro jogo da série, onde o personagem central era um pai, o desaparecimento de uma criança continua como tema central. A cidade, antes deserta, é habitada por monstros e criaturas malígnas.
Com terror constante, assim como no jogo, o filme consegue deixar qualquer um atordoado com os cenários e a história, muito bem planejada.
2) Tomb Raider (2001; 2003)
Duas adaptações com uma atuação excelente de Angelina Jolie. O filme nos conta a história da filha de um rico arquelogista desaparecido. Lara (Jolie) terá que encontrar artefatos mágicos e enfrentar bandidos, animais e armadilhas por todos os lados. Os dois filmes tratam bem a adaptação dos jogos para as telas, inclusive, dizem, ajuda algumas pessoas com dificuldade em encontrar os caminhos no jogo.
O segundo filme superou o primeiro em vários aspectos, como melhoria da adaptação, fotografia e efeitos sonoros. Para quem assitiu e gostou, com certeza sentiu vontade de jogar também. Bons efeitos visuais e coreografias de luta garantem à Tomb Raider nossa medalha de prata!
1) Resident Evil (2002; 2004; 2007; 2010)
Com algumas continuações premiadas, Resident Evil chegou lá. Agradou os jogadores e os espectadores. Mesmo sem a habitual "cópia" da história do jogo para o filme, Resident Evil conseguiu transformar uma simples luta pela vida em uma complexa história sobre poder, política e sociedade. Utilizando-se de um dos temas favoritos do cinema, Zumbis, o filme conta a história do mundo após contaminação biológica causada por um vírus da empresa Umbrella. Alice (Milla Jovovich) não sabe quem é, mas tem uma missão especial: deter o vírus.
Em todos os filmes podemos sentir na pele o terror e o medo. Imaginamos se, por um acaso, esse virus realmente existesse e o seu controle fosse rompido... o que aconteceria?
E aí, o que achou dessa lista? Faltou algum filme? Você concorda com essa ordem? Mandem suas sugestões!
Até a próxima!
10 comentários:
Bom, não gostei muito da lista não! hahaha... tem alguns filmes aí que não deveriam ter os mesmos nomes dos games (Silent Hill, Final Fantasy) e outras q a produção é horrível (MK e SF)...
Macus, abordar esse tema foi um tanto quanto complexo, devido a natural falta de qualidade dos mesmo! Tentei listar realmente aqueles mais fortes em relação a filme, foi dificíl, mas esse é o resultado de acordo com minha opinião!
Realmente é raro um bom jogo virar um bom filme!
É pura nostalgia ver um Top 10 sobre videogames.. principalmente pra quem cresceu rodeado por Nintendos, Master System, fliperamas e afins :-)
Apesar da grande maioria dos filmes não ser tão bom quanto o jogo original, eles cumprem o papel de relembrar uma época dos videogames que deixou saudades.
Olha que eu concordo com o Marcus...Mas eu adorei Silent Hill i.i e Resident Evil acho que não merecia o primeiro lugar...muito bem feito e talz, mas mudou muito a história do game pra telona
Pouco tempo atrás eu vi um documentário na TV, não lembro o canal..., sobre adaptações de histórias de jogos para o cinema... interessante ver que os jogos que eram aclamados, mesmo sendo toscos receberam adaptações toscas, vide Super Mario que deve ser a pior das adaptações e DOOM...
mas à medida que os jogos iam evoluindo, os filmes também foram, mas ainda não chegaram num consenso. Isso ocorre porque o jogador sempre se coloca no lugar do personagem principal e, no filme, isso já não ocorre, pois somos apenas espectadores... a frustração já começa aí, na falta de controle do que vai acontecer...
Hitman é péssimo, Final Fantasy é péssimo, mas o Final Fantasy VII é bom! Preciso parar de escrever um comentário em posts diferentes hahaha, parei =X
A lista é ótima, muita nostalgia para um gamer, mas não tem um filme que se salve!
É mais fácil fazer um bom jogo de um filme ruim do que um filme mediano de um grande Jogo!
Para falar a verdade, eu só gostei (e bem pouco) de Terror em Sillent Hill e Principe da Persia. Muito difícil fazer uma adaptação de Game que agrade os fãs e o grande público.
:: João Linno ::
As produções são toscas mesmo, adoro filmes trashes...
Mas acredito ter mais filmes melhores nessa lista... Por exemplo: Doom eu achei bom (O João não gostou...rs)
Mas é de gosto mesmo, se fossem todos iguais, qual a graça de discutirmos e vermos quais são os "Top 10"...
Bom, poderia rolar o inverso tb, fazer um top 10 de filmes q viraram games...rs
Discordo das posições:
Na minha opinião, deveriam ser nessa ordem:
1- Terror em Silent Hill.
2- Principe da Persia.
3- Mortal Kombat.
4- Resident Evil.
5- Lara Croft Tomb Raider.
O resto fica na mesma linha entre o ruim e o regular.
Postar um comentário