28 de fevereiro de 2012

Promoção Oscar 2012 Encerrada!



O grande vencedor da nossa promoção do Oscar 2012 é Ricardo Pereira, de Campinas, SP. Ele foi o melhor palpiteiro da noite de 26 de fevereiro e vai receber em casa o DVD do filme O Artista, vencedor do Oscar de Melhor Filme.

Parabéns ao Ricardo e a todos que participaram da promoção!

Continuem participando do Cinema Sem Frescura. Mande suas críticas de filmes, dicas de estreias e acompanhe que em breve teremos novas promoções!


27 de fevereiro de 2012

Oscar 2012: Vencedores

Ocorreu na noite desse domingo a premiação do Oscar 2012 (Academy Awards). Em uma noite bem humorada, a apresentação ficou a cargo de Billy Cristal em sua 9ª participação como anfitrião da festa.

Como de costume, a premiação foi recheada de vencedores óbvios, algumas surpresas, outros por motivos exclusivamente políticos, além de certas injustiças. Confira abaixo a lista com indicados e os respectivos vencedores, na ordem da premiação, por categoria:

Melhor fotografia:

Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
O Artista
A Invenção de Hugo Cabret
A Árvore da Vida
Cavalo de Guerra


Melhor direção de arte:

O Artista
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
A Invenção de Hugo Cabret
Cavalo de Guerra
Meia-noite em Paris


Melhor figurino:

Anônimo
O Artista
A Invenção de Hugo Cabret
Jane Eyre
W.E. - O Romance do Século


Melhor maquiagem:

Albert Nobbs
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
A Dama de Ferro


Melhor filme em lingua estrangeira:

A Separação (Irã)
Bullhead (Bélgica)
Monsieur Lazhar (Canadá)
Footnote (Israel)
In Darkness (Polônia)


Melhor atriz coadjuvante:

Bérénice Bejo - O Artista
Jessica Chastain - Histórias Cruzadas
Janet McTeer - Albert Nobbs
Melissa McCarthy - Missão Madrinha de Casamento
Octavia Spencer - Histórias Cruzadas


Melhor Montagem:

Os Descendentes
O Artista
Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres
O Homem Que Mudou o Jogo
A Invenção de Hugo Cabret


Melhor Edição de Som:

Drive
Millennium - Os Homens que não Amavam as Mulheres
Cavalo de Guerra
A Invenção de Hugo Cabret
Transformers: O Lado Oculto da Lua


Melhor Mixagem de Som: 
Millennium - Os Homens que não Amavam as Mulheres
Cavalo de Guerra
A Invenção de Hugo Cabret
Transformers: O Lado Oculto da Lua
O Homem Que Mudou o Jogo


Melhor documentário:

Hell and Back Again
If a Tree Falls
Paradise Lost 3: Purgatory
Pina
Undefeated


Melhor longa animado:

Gato de Botas
Kung Fu Panda 2
Rango
Um Gato em Paris
Chico & Rita


Melhores efeitos visuais:

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
A Invenção de Hugo Cabret
Gigantes de Aço
Planeta dos Macacos - A Origem
Transformers: O Lado Oculto da Lua


Melhor ator coadjuvante:

Kenneth Branagh -My Week With Marilyn
Nick Nolte - Guerreiro
Max Von Sidow - Tão Perto e Tão Forte
Jonah Hill - O Homem Que Mudou o Jogo
Christopher Plummer - Toda Forma de Amor


Melhor trilha sonora original:

As Aventuras de Tintim
O Artista
O Espião que Sabia Demais
A Invenção de Hugo Cabret
Cavalo de Guerra


Melhor canção original:

"Man or Muppet" - Os Muppets
"Real in Rio" - Rio


Melhor roteiro adaptado:

A Invenção de Hugo Cabret
Tudo pelo Poder
Os Descendentes
O Espião que Sabia Demais
O Homem Que Mudou o Jogo


Melhor roteiro original:

Meia-Noite em Paris
O Artista
Margin Call
Missão Madrinha de Casamento
A Separação


Melhor Curta-Metragem:

Pentecost
Raju
The Shore
Time Freak
Tuba Atlantic


Melhor Curta Documentário:

God’s the Bigger Elvis
Barber of Birmingham
Incident in New Baghdad
Saving Face
The Tsunami and the Cherry
Blossom


Melhor Curta de Animação:

Dimanche
The Fantastic Flying Books of Mister Morris Lessmore
La Luna
A Morning Stroll
Wild Life


Melhor diretor:

Woody Allen - Meia-Noite em Paris
Terrence Malick - A Árvore da Vida
Alexander Payne - Os Descendentes
Michel Hazanivicous - O Artista
Martin Scorsese - A Invenção de Hugo Cabret


Melhor ator:

George Clooney - Os Descendentes
Brad Pitt - O Homem Que Mudou o Jogo
Jean Dujardin - O Artista
Demián Bichir - A Better Life
Gary Oldman - O Espião que Sabia Demais


Melhor atriz:

Glenn Close - Albert Nobbs
Viola Davis - Histórias Cruzadas
Rooney Mara - Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Meryl Streep - A Dama de Ferro
Michelle Williams - My Week With Marilyn


Melhor filme:

Os Descendentes
A Árvore da Vida
Histórias Cruzada
A Invenção de Hugo Cabret
O Homem Que Mudou o Jogo
Cavalo de Guerra
O Artista
Meia-Noite em Paris
Tão Perto e Tão Alto

17 de fevereiro de 2012

Festival de Verão do RS de Cinema Internacional - 8ª edição

Entre os dias 8 e 15 de março, acontece a 8ª edição do Festival de Verão do RS de Cinema Internacional, organizado pela produtora gaúcha Panda Filmes. A mostra cinematográfica será realizada em Porto Alegre, cidades da região metropolitana e do interior do Rio Grande do Sul, contando com um amplo circuito exibidor. Neste ano, o Cine Santander Cultural, a Casa de Cultura Mário Quintana, a Sala Redenção, o Cinebancários e a sala PF Gastal, na Usina do Gasômetro, já estão confirmados como os principais espaços para a exibição dos filmes e para as palestras, workshops e aulas magnas, promovidas sempre ao longo do evento.

Desde 2005, o festival exibe filmes inéditos, oferecendo ao público um recorte do momento cinematográfico mundial. Além da exibição de títulos nacionais e estrangeiros, o evento conta com a presença de diretores, produtores e profissionais da área cinematográfica de diversos países, que contribuem para o desenvolvimento de um diálogo entre o público e os que produzem cinema. Atividades gratuitas também são realizadas durante o festival, estimulando a reflexão sobre a produção contemporânea e fortalecendo o envolvimento e a interação com a plateia, além de estimular o interesse da sociedade gaúcha pela produção cinematográfica de qualidade e pelo debate audiovisual.

O principal objetivo da mostra é fomentar a diversidade cultural através de uma programação com alta qualidade técnica e artística, inédita e renomada no circuito internacional e nacional. Em sete edições, o festival já exibiu quase 500 títulos de diretores consagrados e de novas promessas do cinema brasileiro e mundial.

O Festival de Verão do RS de Cinema Internacional, que nesse ano conta com o patrocínio cultural da Petrobrás, vem ganhando grande destaque no calendário cultural do Rio Grande do Sul - o 3º pólo de produção audiovisual do país.

O Cinema Sem Frescura, é um dos apoiadores oficiais do evento neste ano. Acompanhe a programação do Festival no site www.festivalveraors.com.br e pela sua Fanpage no Facebook. Sempre que tivermos novidades, também publicaremos aqui no blog. Se você vai estar em Porto Alegre neste período, não perca a oportunidade de saber mais sobre um mundo de cinema sem frescura.

15 de fevereiro de 2012

REIS E RATOS (2012)

A convite do Clube do Assinante ZH, estivemos presentes na pré-estreia do novo filme de Mauro Lima, em Porto Alegre, RS. Com ótimo elenco, Reis e Ratos é uma comédia inteligente sobre o conflito entre Capitalismo e Comunismo no Brasil às vésperas do golpe militar de 1964.

Em uma trama complexa - para não dizer "sem pé, nem cabeça" - o longa mostra o agente da CIA disfarçado no Brasil, Troy Somerset (Selton Melo) que, junto com o Major Esdras, da Aeronáutica (Otávio Müller), vão trabalhar arduamente para tirar do poder o (fictício) Presidente da República. Sob ordens do diretor da CIA para assuntos da América do Sul, Skutch Sanders (Kiko Mascarenhas) e do embaixador americano, Troy e Esdras vão precisar da ajuda do vigarista Roni Rato (Rodrigo Santoro) e sua 'isca", a cantora de boate Amélia Castanho (Rafaela Mandelli), para chantagear o governo, forjando notícias para o tablóide Zum Zum Zum. Amélia acaba se apaixonando pelo locutor de rádio, Hervê Gianini (Cauã Reymond), que transmite mensagens secretas durante a programação de forma inconsciente - por não saber que era médium - e a salva de alguns atentados terroristas. Além do paranormal Gianini, Troy terá de lidar com o levante de marinheiros de esquerda e dois assassinos profissionais.
Contado a partir de flashbacks e pela narrativa de Amélia, a película tem um tom noir dos antigos filmes policiais, além de ser um intrigante thriller de espionagem. Mas não se iluda, por mais envolvente que seja, o filme é uma comédia... Me atrevo a dizer que é uma das mais inteligentes comédias feitas no Brasil. Uma obra sem baixaria: sem apelo ao sexo, nem aquele costumeiro excesso de palavrões, porém com ótimo time nas piadas e um clima de non-sense que perdura durante a exibição. Um humor persistente, mas ainda assim, muitas vezes, surpreendente.
A fotografia em preto e branco e a ótima trilha sonora, ajudam a criar todo o ambiente de intrigas e suspense, mas o segredo do sucesso deste filme está no elenco e suas excelentes atuações - Mauro Lima realmente fez um ótimo trabalho aqui ao dirigir tantas estrelas. Selton Melo é um dos melhores atores brasileiros na atualidade e ganhou um grande reforço ao contracenar com o experiente Otávio Müller. Kiko Mascarenhas é muito versátil e possui trejeitos cômicos. Cauã Reymond também vêm se mostrando muito talentoso - o sotaque que ele mantém durante todo o filme como um locutor sedutor é engraçado por si só. Rafaela Mandelli, além de muito bonita, faz um espetacular trabalho ao interpretar uma gaúcha com sotaque perfeito. Paula Bulamarqui dá o ar de sua graça, com todo seu charme, mas ganhou pouco destaque no filme, assim como Seu Jorge (que deve ser o maior fazedor de pontas em produções nacionais), mas ambos não deixam a desejar. É preciso destacar a grande sacada de terem colocado os famosos dubladores Élcio Romar (por Michael Douglas) e Hélio Ribeiro (por Kevin Costner), que deram um toque de "produção americana, elatada no Brasil" (como se dizia no quadro "Fucker and Sucker", do Casseta e Planeta). No entanto, o mais supreendente de todos é o trabalho de Rodrigo Santoro, quase irreconhecível neste filme: a maquiagem surpreendente que o desfigurou, além de sua atuação ímpar, são exemplos da alta qualidade dos filmes que podem ser feitos no país.
Rodado em apenas 17 dias, no Rio de Janeiro, e com um orçamento de R$ 7,3 milhões, Reis e Ratos é uma produção da Natasha Filmes com a Globo e distribuído pela Warner. O evento da pré-estreia foi mais um ótimo trabalho de divulgação da Espaço Z.

O filme é realmente muito bom. Assistam e recomendem a seus amigos, pois esse realmente vale a pena. Curtam o trailer, abaixo.

Até a próxima.


13 de fevereiro de 2012

BAFTA 2012: vencedores

Meryl Streep foi a Melhor Atriz
Ocorreu, neste domingo, dia 12 de janeiro, a premiação britânica ligada ao audiovisual, o BAFTA (British Academy: Film and Television Awards), um do mais significativos do mundo. O Bafta tem premiações que vão do Cinema, à Televisão, passando por programação para internet e até videogames, entre outros. Para o Cinema, diz-se que os premiados no Bafta, assim como no Globo de Ouro, são os mais fortes candidatos a ganhar o Oscar.

Destaque para o filme francês mudo e em preto e branco, "O Artista", que levou 7 estatuetas; "Senna" que recebeu como melhor documentário e melhor edição e nem está nos indicados ao Oscar; além dos prêmios especiais para John Hurt e Martin Scorcese.

Portanto, fique de olho neste vencedores e, quem sabe, isso ajuda os seus palpites na nossa Promoção do Oscar 2012.


Lista de premiados no Bafta 2012:

Melhor filme: "O Artista"
Melhor filme britânico: "O Espião que Sabia Demais"
Melhor de filme estreia: "Tyrannosaur"
Melhor diretor: Michel Hazanavicius, "O Artista"
Melhor documentário: "Senna"
Melhor ator: Jean Dujardin, "O Artista"
Melhor atriz: Meryl Streep, "A Dama de Ferro"
Melhor ator coadjuvante: Christopher Plummer, "Toda Forma de Amor"
Melhor atriz coadjuvante: Octavia Spencer, "Histórias Cruzadas"
Melhor roteiro original: "O Artista"
Melhor roteiro adaptado: "O Espião que Sabia Demais"
Melhor filme estrangeiro: "A Pele que Habito"
Melhor animação: "Rango"
Melhor trilha sonora: "O Artista"
Melhor fotografia: "O Artista"
Melhor edição: "Senna"
Melhor direção de arte: "A Invenção de Hugo Cabret"
Melhor figurino: "O Artista"
Melhor edição de som: "A Invenção de Hugo Cabret"
Melhor maquiagem: "A Dama de Ferro"
Melhores efeitos visuais: "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2"
Melhor curta-metragem: "Pitch Black Heist"
Melhor curta-metragem de animação: "A Morning Stroll"

Prêmio para astro em ascenção: Adam Deacon
Prêmio de contribuição britânica ao cinema: John Hurt
Prêmio Fellowship: Martin Scorsese


8 de fevereiro de 2012

Promoção Oscar 2012, no ar!

Renato recebeu seu prêmio
em casa
Em 2011, lançamos a promoção do Oscar e o grande vencedor foi Renato Chagas Gaiarsa (@rcgaiarsa), de Sumarezinho, São Paulo. Ele fez o maior número de acertos dentro das 24 categorias, entre todos os concorrentes, e levou o DVD do filme A Origem, de Christopher Nolan.

O sucesso da brincadeira nos motivou a repetir a dose. Dessa vez, o prêmio será o vídeo daquele que ganhar o Oscar de Melhor Filme em DVD ou BlueRay, ou seja, o vencedor vai escolher o formato de mídia que melhor lhe convém.

Para participar, basta acessar a página Promoção Oscar 2012, fazer o cadastro seguindo o regulamento, preencher os seus favoritos e ficar na torcida. O resultado da Promoção será divulgado no encerramento da noite da entrega do Academy Awards, em 26 de fevereiro.

O objetivo é difundir através de uma brincadeira tipo "bolão" a cultura do Cinema e provocar os amigos para ver quem acerta mais.

Participe!

6 de fevereiro de 2012

"G.I. Joe: Retaliation": Sai o primeiro spot oficial!

Durante o intervalo do NFL Super Bowl, como era de se esperar, foi exibido uma espécie de trailer "reduzido" de "G.I. Joe: Retaliation", segunda aventura da franquia. Nele, não temos muitas informações sobre a história do filme mas já conseguimos entender que as cenas de ação comandarão a película. Como mostra o video, Bruce Willis e The Rock estão no filme!

Confira a baixo o primeiro spot oficial de "G.I. Joe: Retaliation":


E aí, o que achou?

Mais Lidos do blog