Tratando-se de um filme de Spike Jonze (de Quero Ser John Malkovich) já esperamos que seja, no mínimo, complexo. Onde Vivem os Monstros não é diferente e não agradará a todos.
Baseado no famoso livro de Maurice Sendak de título homônimo, conta a história de Max (Max Records), um garoto de 11 anos, que, como toda criança, quer chamar atenção e fica um tanto quanto chateado e até agressivo quando não é correspondido.
Em uma noite dessas, após morder a mãe, ele foge de casa, encontra um barco e decide navegá-lo. Acaba por achar uma ilha onde não há seres humanos, somente monstros falantes e ele, fantasiado de monstro, é escolhido o Rei desses seres fantásticos.
Pensando que seria mais feliz do que em sua casa, ele decide morar e até criar uma casa para os monstros, mas percebe que os mesmos problemas e intrigas de sua casa rodeiam esse mundo que, não se tem certeza do que é imaginário ou real.
É um estilo de filme sombrio e tem um ritmo lento. Apesar do tom infantil, provavelmente não agradará às crianças, por não ter muitos momentos cômicos. A atmosfera séria, por vezes triste, é até assustadora, ainda mais com efeitos dos monstros mecânicos e o visual deslumbrante.
É uma obra para ser admirada e, em alguns casos, como eu, se emocionar.
Um comentário:
Estou louco pra ver esse filme! Queria ver na estréia, mas não consegui ir na época! É o tipo de filme que eu gosto, viagem total. Chego a compara-lo com Contraponto, que é uma viagem total. Logo escrevo sobre esse...
Postar um comentário